Sunday, May 5, 2013

Paris


Quando cheguei e fui passear pelo centro eu pensei "Nossa, as ruas de Paris são todas iguais". Hoje vejo que não podia estar mais errado. O centro de Paris é sim muito regular, simétrico e repetitivo. Mas isso se deu por uma reforma no começo do século 19 que estabelece leis para construção por ali. Não que seja feio, muito pelo contrário, mas é tudo muito parecido. Fora que isso causou uma especulação imobilária em Paris gigantesca, dado que os prédios podem ter no máximo 5 andares.



Mas sempre que vou para outros bairros (aqui chamados arrondissemants), me surpreendo e encontro uma Paris nova. O primeiro desses foi o bairro do laboratório em que eu fico (o 13o). Achei tudo muito moderno e muito diferente (inclusive o prédio do meu laboratório é muito bonito, segue uma foto dele).



O Montmartre (bairro onde ficam o Moulin Rouge e a Sacre-Couer) ficou fora da reforma também, porque na época era o reduto boêmio da cidade e acharam melhor não reformar para não inviabilizar a vida de artistas em Paris, o que faria com que a cidade deixasse de ser um dos pólos culturais.






Mas o que me surpreendeu mesmo foi quando fui para o La Defense. Eu chamar o bairro do meu laboratório de moderno é quase uma ofensa para esse bairro.


 

No comments:

Post a Comment