Saturday, April 20, 2013

Laboratório

Terça-feira comecei a ir no laboratório para pesquisar. Cheguei lá e encontrei o meu orientador, conversamos um pouco mas ele tinha que sair logo. Ele me deixou com um outro professor e fomos em um seminário de um post-doc do grupo. Na tarde, consegui uma mesa e um computador (eu ainda não tenho login, mas já tenho o computador). O que me impressionou foi a rapidez de tudo e como quase não tive que mover um dedo, só pedir. A secretária do grupo correu atrás da mesa e o computador foi *completamente* instalado pelo pessoa da infra-estrutura. O que me passou a impressão nessa semana é que eles tem um staff para fazer trabalhos burocráticos e que deixe que o pessoal se envolva mais com a pesquisa.

A tarde e no dia seguinte o meu orientador não estava lá e continuei lendo coisas que estava lendo no Brasil (para quem interessar possa, estava lendo a prova que QIP(3) = PSPACE).

Quinta-feira marcamos outra reunião e participamos eu, o orientador e o post-doc do grupo. Discutimos (onde eu me incluo no sujeito mais pela presença física que presença na discussão) o panorama geral atual da área específica que provavelmente vamos trabalhar e o meu orientador já passou coisas para eu ler para discutir com eles. Uma coisa que achei interessante que ele falou é "Aqui somos peers". Achei um pouco diferente do Brasil.

Sexta-feira teve o bolo da sexta. Parece que existe um rodízio e 2 pessoas são encarregadas de fazer um bolo sexta-feira e levar para o laboratório.

Comentários gerais sobre o laboratório:
- Só falo praticamente inglês. Tem várias pessoas que não são francesas e algumas delas não falam nada de francês.
- Franceses não estão acostumados com vários sobrenomes. É meio variável onde meu documento para poder entrar no prédio. Tem dia que é no B e tem dia que é no G.

Termino com uma história sobre uma coincidência enorme que aconteceu no laboratório.

Na hora que a secretária foi me levar na minha mesa, tinha uns papéis e uma pasta em cima dela. Como boa francesa ela não quis nem saber, jogou os papéis no lixo e levou a pasta com ela para guadar.

Mais tarde chega um cara e senta na mesa do meu lado. Ele fala comigo, em francês:
Ele: Você fala francês?
Eu: Sim, um pouco.
Ele: Não tinha umas coisas em cima da mesa?
Eu: Tinha, a Noelle jogou no lixo. Ah, e ela levou com ela a "paste"

Eu não sabia falar pasta em francês então usei a técnica de falar português afrancesando as palavras. Ele percebeu:

Ele: "Você é brasileiro?"
Eu: "Sim, e vocẽ é da Unicamp, não?"

Eu tinha achado que ele parecia um cara da Unicamp que conhecia de  vista. E de fato era ele! O mundo é muito pequeno (ou como diria um professor de economia, a renda que é concentrada).

2 comments:

  1. "O mundo é muito pequeno (ou como diria um professor de economia, a renda que é concentrada."

    Essa frase é sensacional! E encontrar pessoas da Unicamp em lugares aleatórios do globo é muito legal! Eu moro com um único brasileiro, e adivinha de onde ele é?

    ReplyDelete
  2. Aqui tem uma caralhada de brasileiro, mas ainda to p achar alguém da UNICAMP!!! :)

    ReplyDelete