Thursday, July 4, 2013

Torneio de Vôlei

Eu achei um lugar para jogar vôlei semanalmente aqui em Paris e o pessoal com quem eu jogo estava precisando de uma pessoa para fechar o time para um torneio. Seria um dia em que eu estaria livre, então decidi participar. Eu estava esperando um torneio como os estudantis que participei no colégio: um chaveamento, mata-mata e melhor de 3 sets (dado que todos os jogos seriam no mesmo dia).

O Torneio ia acontecer em uma cidade perto de Paris chamada Rungis. Combinei de ir com um pessoal de trem e nos encontramos na estação. Demoramos 1h até chegar no local do torneio (chegamos na estação, um cara com carro do time foi nos buscar para levar até o local do torneio). No dia anterior tinha ficado na cozinha do 2o andar da Maison du Brésil com um pessoal até umas 3h. Ou seja, dormi só 3h antes da competição.

Chegando lá, descobri que a fórmula era totalmente diferente. Havia 9 times e jogava todo mundo contra todo mundo por 20 minutos, tendo 3 jogos em paralelo em 3 quadras, uma ao lado da outra. No final, o placar era passado para a organização e o campeão seria o que tivesse mais pontos no final. Achei um critério bem estranho, dado que o nível do jogo influencia diretamente a rapidez com que o jogo flui, fazendo times ganhar mais ou menos pontos. Os árbitros da partida eram pessoas das equipes que estavam descansando na rodada.


Quadras

Campeonato rolando

Pela manhã, jogamos 4 vezes, perdemos a primeira e ganhamos as 3 últimas. Na pausa para o almoço, fomos ao McDonalds (assim como todo mundo que estava no torneio, dado que só tinha isso perto).

Na tarde, ganhamos a primeira, e depois dela jogamos com o time mais forte. Todo mundo queria muito ganhar e começamos a discutir mais em quadra. No final, perdemos feio. Nas outras 2 partidas, o cansaço já estava batendo em todos e perdemos as outras 2.


Equipe VRG após os jogos


No final de tudo teve uma confraternização, onde entregaram troféus para todas as equipes (tamanhos variando conforme a colocação). Se fosse por vitórias, teríamos ficado em 4o, mas com o outro sistmea de pontuação, ficamos em 6o.


Classificação final






Troféu de 6o lugar

Também tiveram 2 troféus paralelos: combativité (sangue no zóio), e fair play. Surpreendentemente, minha equipe foi campeã no fair play (há quem diga que isso só aconteceu porque eu não falo bem francês)


Troféu Fair-play

Voltamos para Paris. Como tinha dormido quase nada, estava morto. Cheguei em casa, falei com a famlília, e dormi, estava com preguiça até de comer.

Pontos rápidos:

Apito
Ao invés de assoprar o apito, eles tem tipo uma borracha para apertar e fazer o vento para o som. Bem mais higiênico, dado que muita gente ia usar o apito durante o dia.


Apito



Já me irritava um pouco no começo, mas quando estava cansado, o (des)posicionamento em quadra da minha equipe me irritava bastante.

O que achei legal é que os times tinha de tudo. Pessoal mais velho, mais novo, homem, mulher. Gente jogando em 4, em 5, em 6.

Quando eu errava bola fácil eu gritava "CARALHO". NO final os franceses começaram a me imitar.

1 comment:

  1. Há quem diga!?!? Hahahha..
    Que doidera esse esquema de pontuação. .. mas deve ser bem dinâmico...

    ReplyDelete