Friday, July 12, 2013

Rússia - A Ida

Fui aceito para apresentar meu trabalho em uma escola de computação que na cidade de Ekaterinenburgo, uma das maiores cidades russas nos Urais. Não havia voos diretos, então comprei um voo da Air France via Moscou. A escala seria de 1h30, tempo suficiente de descer de um avião, passar pela imigração e pegar o outro. No entanto, descobri no aeroporto de Paris que a minha mala não teria como ser despachada direto para Ekaterinenburgo, mas para Moscou e lá teria que despachar de novo. Fiquei preocupado se o tempo daria, e a moça respondeu, "É sempre assim, e sempre dá tempo". Pensei e isso fazia sentido, então minha preocupação diminuiu.

Entretanto as coisas não seriam tão fáceis na Mother Russia. Descemos do avião no tempo correto, e entrei na fila da imigração. Depois de esperar uns 15min, é a minha vez e me avisam que estava faltndo eu preencher o papelzinho da imigração (se tinha indicado em algum lugar que era para eu preencher isso, era em russo).

Vai o Alex procurar esse papelzinho. Finalmente encontra e pega papel. Procura caneta. Não acha. Despeja toda mochila no chão do aeroporto. Acha a caneta. Preenche a ida e deixa para preencher da volta quando for embora. Volta para a imigração. O atendente fala para preencher a volta. Preenche a volta. Volta para o chão e preenche a volta. Volta para a imigração. Finalmente dá certo.

Fui então pegar a mala, e com a minha demora da imigração, ela já estava na esteira. Daí fui correndo procurar o guichê da Air France para fazer o check-in. Lá me avisam que não era lá, era em outra empresa em outro terminal, dado que o voo seria feito por uma empresa parceira da Air France, a empresa russa Aeroflot. Fui correndo para outro lugar. O lugar de checkin com atendentes estava explodindo de gente (ia demorar umas 2 horas). Pedi ajuda para um cara da empresa para tentar fazer checkin nos checking automáticos mas não deu certo (coloquei meu last name "Grilo" e o número do voo e aparecia que eu não estava cadastrado). Comecei a entrar em pânico, porque ninguém sabia de nada e decidi voltar na Air France. Se lá não soubessem, ia tomar uma atitude muito madura. Ia sentar e chorar.

Quando voltei lá me avisaram que não daria mais tempo porque para fazer checkin tem que ser 40min antes do voo, então iriam mudar o horário do meu voo. Isso foi um alívio, pois para quem não sabia o que teria que fazer, esperar 6h era tranquilo.

Fui então fazer checkin do meu novo voo, ainda no totem da outra empresa. Não consegui de novo. Pensei, vamos tentar Bredariol (meu nome do meio), como last name, só para tirar o peso da consciência. FOI! (nem Zeus sabe o que teria acontecido se eu tivesse feito isso na primeira vez). Despachei a mala, e fiquei esperando por longas 6 horas no aeroporto de Moscou.

Nesse meio tempo, decidi dar de presente para mim um jantar russo. Perguntei para um cara da informação onde tinha comida russa no aeroporto. Ele olha com uma cara estranha "comida russa?". Eu, "é, comida russa", pensando, "vocês são russos e vocês devem comer alguma coisa, não?!". O cara falou que não ia ter. Decidi comer um hambúrguer mesmo.

Uma hora antes do voo, já estava esperando na sala de embarque para não correr o risco de perder o voo novamente. Me senti em um jogo de War. Ouvia frequentemente Vladvostok, Omsk... Foi quando avisaram que o voo para Ekaterinenburgo seria atrasado 2h. Tive que esperar, fazer o que?

Finalmente chamam para embarcar. Sentei na minha poltrona (corredor para poder esticar as pernas) e logo depois chegam as pessoas para sentar do meu lado. Uma mulher, um homem E UM BEBÊ! Pensei "não é meu dia mesmo". Quando peguei no sono o cara pediu para sair e tive que levantar, foi quando por mímica eles perguntaram se eu não queria sentar na janela para eles não me atrapalharem tanto. Nesse meio tempo descobri que a mulher falava alemão (porque inglês, *nada*).

Chegando em Ekaterinenburgo, decidi pegar um taxi. Eram 4h45 e eu teria que esperar mais de uma hora para pegar ônibus/trem e não conseguiria dormir nada. No guichê do Taxi,  não falavam inglês. Mostrei o papel com o endereço do hotel em letras garrafais, a mulher escreveu dois preços em um papel (pelo menos os algarismos são arábicos), não sabia a diferença e escolhi o mais barato. Ela falou alguma coisa, obviamente não entendi, daí a mulher que sentou do meu lado no avião falou que demoraria 15min até o taxi chegar. Esperei e cheguei, finalmente, no hotel. Falavam inglês, me indicaram o quarto (ia dividir com um cara, o que foi acertado pela organização do evento),
bati o cara abriu e me deitei por 2h.


Água com gás

Tenho um problema recorrente com água com gás. O primeiro ponto é que eu não gosto de água com gás. Daí, nas minhas viagens durante meu intercâmbio em Madrid, estava na República Tcheca. Fui no supermercado para comprar água. Pego uma garrafa, pago. Quando vou abrir: "tchhh". A água tinha gás. Como tinha pago, bebi.

Em seguida fui para a Áustria. Fui no supermercado comprar água e pensei "estudei 1,5 ano de alemão. sei como se fala água com gás". Peguei uma garrafa, achei que não era. A hora que abri: "tchhhh". Olhei de novo e vi "ah, acho que essa palavra é bolha, mesmo".

Quatro anos depois, no aeroporto de Moscou, decidi comprar uma água em uma máquina. Tinha uma mais barata e uma mais cara e maior. Pensei "estou com muita sede, vou comprar a maior". O rótulo estava escrito em russo. Quando pego a água na mão, vejo a parte do rótulo em inglês "Sparkling water". Bebi, de novo, fazer o que.

2 comments:

  1. Hahaha eu sentia MUITA falta de água com gás na China, só tinha importada e eu amo.
    Mas antes quando eu não gostava, água com gás era sempre mais barata nas viagens, lembro que comprei uma na Itália e pensei: vou chacoalhar e vai ficar sem gás. Ficou, e com um gosto ruim muito no fundo, de água com gás natural cachoalhada sem gás.

    ReplyDelete
  2. Ah, e como você não falou pro cara STROGONOFF, BORSCH, SALADA RUSSA, é isso que eu quero comer!!!!?

    ReplyDelete